Principal

[SEMINÁRIO] V Seminário de Projetos educacionais - SEPEDUC e III Seminário institucional integrado do PIBID de 16/12/2025 a 19/12/2025

        Apresentação

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) convida discentes bolsistas e voluntários/as, coordenadores/as, orientadores/as, supervisores/as, atuantes nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e PIBID, bem como a comunidade acadêmica em geral, para o V Seminário de Projetos Educacionais e III Seminário Institucional Integrado do PIBID, a ser realizado no período de 16 a 19 de dezembro de 2025 em formato remoto.

 

Sob o tema “Ciência e Vozes da Amazônia”, o evento busca promover um espaço para socialização de resultados de planos de trabalho e relatos de experiências vivenciadas no âmbito de projetos educacionais vinculados à PROEG, debatendo temas relacionados à indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, à qualidade e inovação nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica e Superior e a articulação entre a Universidade e as escolas de Educação Básica.

Estarão disponíveis durante o evento a apresentação de comunicações e serão realizadas conferências, mesas temáticas, oficinas e minicursos que contribuirão para os avanços nas políticas de incentivo a projetos educacionais na Universidade Federal do Pará.

 

Configuração do evento

O V Seminário de Projetos Educacionais e III Seminário Institucional Integrado do PIBID será realizado integralmente em formato remoto.

Os trabalhos a serem submetidos ao evento serão apresentados em formato de vídeo, que ficarão disponíveis no site do evento. Os vídeos devem ter um tamanho máximo de 300 Mb, duração de 5 a 10 minutos e formato MP4.

As conferências, mesas temáticas, oficinas, minicursos e a programação cultural previstas para ocorrer no período do evento serão realizadas em atividades síncronas por meio do canal oficial da Universidade Federal do Pará na plataforma YouTube e em salas de reunião na plataforma Teams, criadas para esse fim.

 

Publicação em E-book

Para os/as participantes que tenham interesse em publicar os textos que sustentam as comunicações apresentadas em vídeo, será lançada posteriormente uma chamada específica para a publicação de trabalhos completos no e-book do V SEPEDUC e III Seminário Institucional Integrado do PIBID.


Informações adicionais

A programação completa e outras informações serão divulgadas nas próximas circulares, nos canais de comunicação da PROEG e no site oficial do evento sepeduc.ufpa.br Dúvidas e contato: sepeduc2025@gmail.com

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
ARTE EDUCAÇÃO PELA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPADORA 18/12/2025 18/12/2025

Responsável: Profa. Dra. Amanda Modesto

 

Ementa

 

Minicurso de Arte/Educação pela Perspectiva Crítica-Emancipadora, abordando a Epistemologia da Práxis na pesquisa, docência e vivências artísticas. Para isto, veremos conceitos do materialismo histórico-dialético nas abordagens metodológicas, sobre as categorias da historicidade e contradição. O conteúdo observa a própria história da Arte/Educação, enquanto campo político, para compreender as transformações curriculares e propõe a dialogicidade freiriana para articulações transformadoras.

 

Objetivo Geral

 

Apresentar o materialismo histórico-dialético como proposta metodológica para a pesquisa, prática de ensino e reflexões sobre a docência em Artes, pela Epistemologia da Práxis na Perspectiva Crítico-Emancipadora. Deste modo, a percepção sobre a Arte/Educação, visa envolver a práxis, no sentido de trazer propostas que demonstrem a unidade entre a teoria e a prática, com transformação das realidades, a partir de propostas de ensino/aprendizagem em Arte contextualizadas e sensibilizadas como os contextos sócio/culturais.

Colonialidade e Educação Superior: Caminhos para Superar o Irracionalismo Moderno. 16/12/2025 16/12/2025

Objetivo: Discutir criticamente as relações entre colonialidade, modernidade e educação superior, identificando expressões do irracionalismo moderno e refletindo sobre caminhos de superação a partir de perspectivas decoloniais e emancipadoras.
Ministrantes:

  • Prof. Dr. Aleff dos Santos Santana - Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (UFPA); Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP);

  • Prof. Dr. Paulo Sérgio Weyl Albuquerque Costa - Professor do Instituto de Ciências Jurídicas (UFPA); Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC);

  • Tarciana Moreira Alexandrino – Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Como elaborar planos de aula para turmas multisseriadas em escolas do campo 18/12/2025 18/12/2025

Objetivo(s): Capacitar professores, educadores e estudantes de licenciatura na elaboração
de planos de aula voltados para turmas multisseriadas em escolas do campo, valorizando as
especificidades socioculturais e pedagógicas desses contextos. Pretende-se favorecer a
compreensão das particularidades do trabalho docente em classes com diferentes níveis de
aprendizagem, incentivando a construção de práticas planejadas, criativas e contextualizadas.
d) Ministrantes:
● REBECA DE SALES PIMENTEL: Estudante da Faculdade de Educação (FACED),
curso de Pedagogia, da UFPA/Castanhal, bolsista do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e
Educação do Campo na Amazônia (GETECAM).
● BRUNO SILVA: Estudante da Faculdade de Educação (FACED), curso de Pedagogia,
da UFPA/Castanhal, Técnico em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de
Ciências e Tecnologia do Pará IFPA (2019), voluntário no Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), bolsista do Programa Institucional de Bolsas
Extensão (PIBEX) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e Educação do
Campo na Amazônia (GETECAM).
● CARLOS RENILTON FREITAS CRUZ: Professor da Faculdade de Educação da
UFPA, Campus Castanhal, graduado em Pedagogia (1999) e Mestre em Serviço Social
pela Universidade Federal do Pará (2005), Doutor em Ciências da Educação,
Pós-Doutor pela Universidade do Minho, Portugal (2011) e Lider do GETECAM;
● ANGELA MARIA CABRAL DA GAMA: Professora da Rede Municipal de
Castanhal, Graduada em Pedagogia pela UFPA, Campus Guamá - Belém (2005),
Especialista em Educação do campo, agricultura familiar e sustentabilidade na
Amazônia (2012) e membro do GETECAM;
● EULA REGINA LIMA NASCIMENTO: Professora da Faculdade de Educação da
UFPA, Campus Castanhal, Coordenadora do Programa Grupo de Educação e Trabalho
com Pessoas Idosas (GETI). Graduada em Pedagogia pela UFPA (1993), Mestra em
Educação pelo PPGE/ UFPB (2004). Doutorado-Sanduíche pela Universidade de
Valencia-Espanha e na Universidade de Lisboa-Portugal (2012), Doutora em
Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da
Paraíba (PPGE/ UFPB) 2014. Membro do GETECAM.

COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE PROFESSORES: TUDO COMEÇA PELA AUTOAVALIAÇÃO 17/12/2025 17/12/2025

O minicurso tem como objetivo fomentar a reflexão sobre o processo de desenvolvimento de competências e saberes digitais por professores e como este pode ser potencializado a partir do uso de ferramentas de autoavaliação já validadas nacional e internacionalmente. A proposta é que os estudantes participantes do minicurso, em breve, futuros professores da Educação Básica, reconheçam a relevância de (auto)avaliar suas práticas profissionais e sejam sensibilizados a fazerem usos estratégicos e cuidadosos de tecnologias digitais em suas atividades formativas.


Data/horário de oferta: 17/12/2025 de 14h às 16h.

Ministrante: Prof.ª Dr.ª Fernanda Chocron Miranda - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em metodologias do Ensino Superior - PPGCIMES

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E MEDIAÇÃO DE LEITURA: PRÁTICAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO 17/12/2025 17/12/2025

Objetivos: Capacitar participantes que queiram atuar como contadores e mediadores, compreendendo os conceitos, bem como a importância da literatura no desenvolvimento de jovens e crianças e incentivando à prática da leitura. Reconhecer a importância da oralidade e da narrativa. Desenvolver estratégias de mediação de leitura e contação de história. Aprender técnicas básicas de contação de história.


Ministrantes: 
Yasmin Luanne Alves Coelho: Graduanda do curso de Licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagens - UFPA. Atuou em projeto de iniciação científica; principalmente nos seguintes temas: letramento, escrita, ensino e aprendizagem, práticas decoloniais e alfabetização. Atualmente atua como bolsista do Conexões de Saberes 

Adriane Maria Sales Peixoto: Graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Interdisciplinar Conexões de Saberes 

“Doença de Chagas e o Açaí: Ciência, Risco e Prevenção” 17/12/2025 17/12/2025

Objetivos:
- Geral:
Promover o entendimento sobre a associação entre o consumo de açaí e a transmissão oral da Doença de Chagas, abordando aspectos biológicos, epidemiológicos e práticas de prevenção.

- Específicos:
• Compreender o ciclo biológico do Trypanosoma cruzi e suas formas de transmissão.
• Reconhecer as principais espécies de triatomíneos (barbeiros) e sua importância na transmissão vetorial.
• Discutir a epidemiologia da Doença de Chagas na Amazônia, com ênfase na via oral.
• Identificar as etapas seguras do processamento do açaí, incluindo branqueamento e pasteurização.
• Estimular o pensamento crítico sobre saúde pública, segurança alimentar e cultura regional.
• Promover a conscientização sobre educação sanitária e vigilância epidemiológica em áreas endêmicas.
 Ministrantes:
- Ana Clara Barros e Natasha Melo
Graduandas do curso de Farmácia e integrantes do Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LADIP - Faculdade de Farmácia / UFPA)


Ensino de matrizes e sistemas lineares por meio do software estatìstico R 17/12/2025 17/12/2025

 Ministrante: Edson Akira Asano 


Neste minicurso, será utilizado o software de computação estatística R para desenvolver os  conceitos de alguns tópicos matriciais e sistemas lineares associados. A resolução de sistemas  lineares pelo método matricial, assim como pelo método gráfico será abordada.

Experiência de Monitoria em Avaliação Neuropsicológica de Universitários em Belém do Pará 18/12/2025 18/12/2025

  1. Objetivos:
    1. Dar suporte para os participantes acerca da conceituação da avaliação neuropsicológica;
    2. Informar o público como acessá-la através do Laboratório Didático de Avaliação Psicológica-UFPA e órgãos de referência;
    3. Relatar a experiência de monitoria no atendimento e supervisão de casos de discentes da universidade;
    4. Salientar os benefícios formativos da prática por meio da monitoria;
  2.  Ministrante: Maria Luisa Goulart Alves, discente do 6º período de Psicologia da UFPA. Atualmente bolsista Labinfra do Laboratório Didático de Avaliação Psicológica-UFPA supervisionada pela Prof. Dra Carla Casado com experiência prévia de estágio voluntário em Avaliação Neuropsicológica Infanto-Juvenil no mesmo através da atuação na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Hospital Bettina Ferro de Sousa.
  3.  Número de vagas: 40

 

GORDOFOBIA, PRESSÃO ESTÉTICA E VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES 18/12/2025 18/12/2025

Objetivo da Oficina: Promover um espaço de reflexão crítica sobre as manifestações da gordofobia e da pressão estética na sociedade contemporânea e suas consequências psicológicas, estimulando o reconhecimento dessas violências e a construção de estratégias individuais e coletivas de enfrentamento. 


Ministrantes: Laura Catarina Brandão Gonçalves - Bolsista do PET Interdisciplinar Conexões de Saberes desde 2022, discente do curso de Serviço Social (UFPA), mediadora de leitura. 

Mayra Cristina Fonseca da Fonseca - Bolsista do PET Interdisciplinar Conexões de Saberes desde 2022, discente do curso de Serviço Social (UFPA), mediadora de leitura.

Inteligência Artificial na Vida Acadêmica: Ferramentas, Aplicações e Uso Responsável 17/12/2025 17/12/2025

Ementa A oficina aborda o uso de ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas ao contexto acadêmico, com foco em atividades de escrita, pesquisa e organização de trabalhos. São apresentados conceitos fundamentais sobre IA generativa, demonstrações práticas com ferramentas acessíveis e uma atividade guiada em que os participantes utilizam essas tecnologias na elaboração de produtos acadêmicos. 


O conteúdo inclui também a discussão de limitações, implicações éticas e boas práticas no uso responsável da IA. Objetivo Geral Apresentar o potencial das ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas às atividades acadêmicas, explorando seus principais recursos, usos práticos e limitações, além de promover o uso ético e responsável dessas tecnologias na produção e difusão do conhecimento.

Carga horária: 4 horas Data: 17 de dezembro Horário: 14h00 às 18h00 Modalidade: Remota Responsável: M.ª Samara Souza

Introdução ao sistema online WolframCloud 18/12/2025 18/12/2025


Objetivo: mostrar as principais funções do sistema online WolframCloud que são aplicadas aos cursos de graduação em engenharia e de exatas
Ministrante, com um minicurrículo: Profa. Dra. Simone de Aviz Cardoso
Simone de Aviz Cardoso possui sólida formação acadêmica e experiência na área de engenharia química e recursos naturais com graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com ênfase em modelagem e simulação de processos nas áreas de Processos de Transferência de Calor e Massa, e um doutorado em Engenharia de Recursos Naturais pela UFPA em 2010, também com ênfase na modelagem e simulação de processos na área de Processos de Transferência de Massa. 

O QUE É COMUNICAR NO PET INTERDISCIPLINAR CONEXÕES DE SABERES 18/12/2025 18/12/2025

Objetivo da Oficina: Promover um espaço de reflexão crítica sobre as manifestações da gordofobia e da pressão estética na sociedade contemporânea e suas consequências psicológicas, estimulando o reconhecimento dessas violências e a construção de estratégias individuais e coletivas de enfrentamento.


 Ministrantes: 
Laura Catarina Brandão Gonçalves - Bolsista do PET Interdisciplinar Conexões de Saberes desde 2022, discente do curso de Serviço Social (UFPA), mediadora de leitura. 

Mayra Cristina Fonseca da Fonseca - Bolsista do PET Interdisciplinar Conexões de Saberes desde 2022, discente do curso de Serviço Social (UFPA), mediadora de leitura. VAGAS: sem limites

“O que eu tenho a ver com o ar que respiro? Como e por que trabalhar Educação Ambiental no ensino básico utilizando dados de sensores de baixo custo para monitoramento da qualidade do ar” 17/12/2025 17/12/2025

Objetivo geral: Estimular a formação crítica e investigativa de licenciandos e professores

para o uso de dados reais de sensores de baixo custo de qualidade do ar como

instrumento de Educação Ambiental e ensino de Ciências no contexto escolar.

 

Objetivos específicos:

Discutir a importância da Educação Ambiental no enfrentamento de problemas

socioambientais locais, como queimadas e poluição atmosférica;

Compreender os impactos das queimadas no meio ambiente e na saúde da

população amazônida;

Apresentar sugestões de atividades pedagógicas que integrem ciência cidadã,

tecnologia e sustentabilidade para o ensino fundamental e médio.

 

Ministrantes, com um minicurrículo: Sílvia Fernanda Mardegan; Edson Vinícius Reis

Parente; Rickelme Tapembeck (auxiliar); Francienne Douglas Bastos da Silva (bolsista

LABINFRA 2024); Francienne Gomes Farias (bolsista LABINFRA 2024).

QUEM QUER LER UMA HISTÓRIA? FORMAÇÃO DE LEITORES NA AMAZÔNIA PARAENSE 18/12/2025 18/12/2025

a) O título do minicurso: QUEM QUER LER UMA HISTÓRIA? FORMAÇÃO DE
LEITORES NA AMAZÔNIA PARAENSE
b) Carga horária: 4h
c) Objetivo(s): Apresentar as ações desenvolvidas pelo PIBID Pedagogia, em parceria com o
GETECAM, voltadas para a formação de leitores na realidade da Educação do Campo na
Amazônia Paraense. O minicurso abordará experiências, atividades e práticas pedagógicas
exitosas que contribuem para a formação de leitores críticos e sensíveis.
d) Ministrantes:
• CARLOS RENILTON FREITAS CRUZ: Professor da Faculdade de Educação da
UFPA, Campus Castanhal, graduado em Pedagogia (1999) e Mestre em Serviço Social

pela Universidade Federal do Pará (2005), Doutor em Ciências da Educação, Pós-
Doutor pela Universidade do Minho, Portugal (2011) e Lider do GETECAM;

• ANGELA MARIA CABRAL DA GAMA: Professora da Rede Municipal de Castanhal,
Graduada em Pedagogia pela UFPA, Campus Guamá - Belém (2005), Especialista em
Educação do campo, agricultura familiar e sustentabilidade na Amazônia (2012) e
membro do GETECAM;
• EULA REGINA LIMA NASCIMENTO: Professora da Faculdade de Educação da
UFPA, Campus Castanhal, Coordenadora do Programa Grupo de Educação e Trabalho
com Pessoas Idosas (GETI). Graduada em Pedagogia pela UFPA (1993), Mestra em
Educação pelo PPGE/ UFPB (2004). Doutorado-Sanduíche pela Universidade de
Valencia-Espanha e na Universidade de Lisboa-Portugal (2012), Doutora em Educação
pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba
(PPGE/ UFPB) 2014. Membro do GETECAM.
• KERLLY MONIQUE ROCHA LIMA: Estudante da Faculdade de Educação (FACED),
curso de Pedagogia, da UFPA Castanhal, bolsista do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e
Educação do Campo na Amazônia (GETECAM).
• GLENDA FABÍOLA TRINDADE DE OLIVEIRA: Estudante da Faculdade de
Educação (FACED), curso de Pedagogia, da UFPA Castanhal, bolsista do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos
em Trabalhos e Educação do Campo na Amazônia (GETECAM).
TAYNARA NAYARA PINHEIRO DE OLIVEIRA: Estudante da Faculdade de
Educação de Pedagogia, Graduada em Ciências Sociais (2022), Especialista em
Educação do Campo (2023) e Educação Especial (2024), bolsista do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos
em Trabalhos e Educação do Campo na Amazônia (GETECAM)
• ANA LÚCIA DOS SANTOS SANTANA: Estudante da Faculdade de Educação de
Pedagogia, Graduada em Filosofia, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e Educação
do Campo na Amazônia (GETECAM)
• HELEM VITÓRIA FREITAS ALMEIDA: Estudante da Faculdade de Educação
(FACED), curso de Pedagogia, da UFPA Castanhal, bolsista do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos em
Trabalhos e Educação do Campo na Amazônia (GETECAM).

SIG-EVENTOS: Experiências na plataforma de eventos da UFPA 17/12/2025 17/12/2025

  • Objetivo: Trocar experiências, sob um olhar de usuário, relativo a utilização da plataforma de eventos da UFPA, SIG-EVENTOS, abordando as funcionalidades básicas para elaboração e utilização do site e do sistema de gerenciamento de participações e submissões.
  • Ministrante: Prof. Dr. Rubenvaldo Monteiro Pereira
  • Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1999), mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2004) e doutor em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará no Campus Universitário do Tocantins/Cametá e do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) no Campus Universitário do Tocantins/Abaetetuba. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica, na área de Matemática Aplicada e no Ensino de Matemática.