Principal
Apresentação
A
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará
(UFPA) convida discentes bolsistas e voluntários/as, coordenadores/as, orientadores/as,
supervisores/as, atuantes nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria
Voluntária, Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e PIBID, bem
como a comunidade acadêmica em geral, para o V Seminário de Projetos
Educacionais e III Seminário Institucional Integrado do PIBID, a ser
realizado no período de 16 a 19 de dezembro de 2025 em formato remoto.
Sob
o tema Ciência e Vozes da Amazônia,
o evento busca promover um espaço para socialização de resultados de planos de
trabalho e relatos de experiências vivenciadas no âmbito de projetos
educacionais vinculados à PROEG, debatendo temas relacionados à
indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, à qualidade e
inovação nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica e Superior e
a articulação entre a Universidade e as escolas de Educação Básica.
Estarão disponíveis durante o evento
a apresentação de comunicações e serão realizadas conferências, mesas
temáticas, oficinas e minicursos que contribuirão para os avanços nas políticas
de incentivo a projetos educacionais na Universidade Federal do Pará.
Configuração do evento
O V Seminário
de Projetos Educacionais e III Seminário Institucional Integrado do
PIBID será realizado integralmente em formato remoto.
Os trabalhos a
serem submetidos ao evento serão apresentados em formato de vídeo, que ficarão
disponíveis no site do evento. Os vídeos devem ter um tamanho máximo
de 300 Mb, duração de 5 a 10 minutos e formato MP4.
As conferências,
mesas temáticas, oficinas, minicursos e a programação cultural previstas para
ocorrer no período do evento serão realizadas em atividades síncronas por meio
do canal oficial da Universidade Federal do Pará na plataforma YouTube e em
salas de reunião na plataforma Teams, criadas para esse fim.
Publicação em E-book
Para os/as participantes que tenham interesse em publicar os textos que sustentam as comunicações apresentadas em vídeo, será lançada posteriormente uma chamada específica para a publicação de trabalhos completos no e-book do V SEPEDUC e III Seminário Institucional Integrado do PIBID.
Informações
adicionais
A
programação completa e outras informações serão divulgadas nas próximas
circulares, nos canais de comunicação da PROEG e no site oficial do evento sepeduc.ufpa.br Dúvidas e contato:
sepeduc2025@gmail.com
| Título | Data Início | Data Fim |
|---|---|---|
| ARTE EDUCAÇÃO PELA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPADORA | 18/12/2025 | 18/12/2025 |
|
Responsável: Profa. Dra. Amanda
Modesto Ementa Minicurso
de Arte/Educação pela Perspectiva Crítica-Emancipadora, abordando a
Epistemologia da Práxis na pesquisa, docência e vivências artísticas. Para
isto, veremos conceitos do materialismo histórico-dialético nas abordagens
metodológicas, sobre as categorias da historicidade e contradição. O conteúdo
observa a própria história da Arte/Educação, enquanto campo político, para
compreender as transformações curriculares e propõe a dialogicidade freiriana
para articulações transformadoras. Objetivo Geral Apresentar
o materialismo histórico-dialético como proposta metodológica para a pesquisa,
prática de ensino e reflexões sobre a docência em Artes, pela Epistemologia da
Práxis na Perspectiva Crítico-Emancipadora. Deste modo, a percepção sobre a
Arte/Educação, visa envolver a práxis, no sentido de trazer propostas que
demonstrem a unidade entre a teoria e a prática, com transformação das
realidades, a partir de propostas de ensino/aprendizagem em Arte
contextualizadas e sensibilizadas como os contextos sócio/culturais. |
||
| Colonialidade e Educação Superior: Caminhos para Superar o Irracionalismo Moderno. | 16/12/2025 | 16/12/2025 |
|
Objetivo: Discutir criticamente as relações entre colonialidade, modernidade e educação superior, identificando expressões do irracionalismo moderno e refletindo sobre caminhos de superação a partir de perspectivas decoloniais e emancipadoras.
|
||
| Como elaborar planos de aula para turmas multisseriadas em escolas do campo | 18/12/2025 | 18/12/2025 |
|
Objetivo(s): Capacitar professores, educadores e estudantes de licenciatura na elaboração de planos de aula voltados para turmas multisseriadas em escolas do campo, valorizando as especificidades socioculturais e pedagógicas desses contextos. Pretende-se favorecer a compreensão das particularidades do trabalho docente em classes com diferentes níveis de aprendizagem, incentivando a construção de práticas planejadas, criativas e contextualizadas. d) Ministrantes: ● REBECA DE SALES PIMENTEL: Estudante da Faculdade de Educação (FACED), curso de Pedagogia, da UFPA/Castanhal, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e Educação do Campo na Amazônia (GETECAM). ● BRUNO SILVA: Estudante da Faculdade de Educação (FACED), curso de Pedagogia, da UFPA/Castanhal, Técnico em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Pará IFPA (2019), voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), bolsista do Programa Institucional de Bolsas Extensão (PIBEX) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e Educação do Campo na Amazônia (GETECAM). ● CARLOS RENILTON FREITAS CRUZ: Professor da Faculdade de Educação da UFPA, Campus Castanhal, graduado em Pedagogia (1999) e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2005), Doutor em Ciências da Educação, Pós-Doutor pela Universidade do Minho, Portugal (2011) e Lider do GETECAM; ● ANGELA MARIA CABRAL DA GAMA: Professora da Rede Municipal de Castanhal, Graduada em Pedagogia pela UFPA, Campus Guamá - Belém (2005), Especialista em Educação do campo, agricultura familiar e sustentabilidade na Amazônia (2012) e membro do GETECAM; ● EULA REGINA LIMA NASCIMENTO: Professora da Faculdade de Educação da UFPA, Campus Castanhal, Coordenadora do Programa Grupo de Educação e Trabalho com Pessoas Idosas (GETI). Graduada em Pedagogia pela UFPA (1993), Mestra em Educação pelo PPGE/ UFPB (2004). Doutorado-Sanduíche pela Universidade de Valencia-Espanha e na Universidade de Lisboa-Portugal (2012), Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/ UFPB) 2014. Membro do GETECAM. |
||
| COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE PROFESSORES: TUDO COMEÇA PELA AUTOAVALIAÇÃO | 17/12/2025 | 17/12/2025 |
|
O minicurso tem como objetivo fomentar a reflexão sobre o processo de desenvolvimento de competências e saberes digitais por professores e como este pode ser potencializado a partir do uso de ferramentas de autoavaliação já validadas nacional e internacionalmente. A proposta é que os estudantes participantes do minicurso, em breve, futuros professores da Educação Básica, reconheçam a relevância de (auto)avaliar suas práticas profissionais e sejam sensibilizados a fazerem usos estratégicos e cuidadosos de tecnologias digitais em suas atividades formativas. Data/horário de oferta: 17/12/2025 de 14h às 16h.
Ministrante: Prof.ª Dr.ª Fernanda Chocron Miranda - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em metodologias do Ensino Superior - PPGCIMES |
||
| CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E MEDIAÇÃO DE LEITURA: PRÁTICAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO | 17/12/2025 | 17/12/2025 |
|
Objetivos: Capacitar participantes que queiram atuar como contadores e mediadores, compreendendo os conceitos, bem como a importância da literatura no desenvolvimento de jovens e crianças e incentivando à prática da leitura. Reconhecer a importância da oralidade e da narrativa. Desenvolver estratégias de mediação de leitura e contação de história. Aprender técnicas básicas de contação de história. Ministrantes: Yasmin Luanne Alves Coelho: Graduanda do curso de Licenciatura integrada
em ciências, matemática e linguagens - UFPA. Atuou em projeto de iniciação
científica; principalmente nos seguintes temas: letramento, escrita, ensino e
aprendizagem, práticas decoloniais e alfabetização. Atualmente atua como
bolsista do Conexões de Saberes Adriane Maria Sales Peixoto: Graduanda do curso de Licenciatura Integrada
em Ciências, Matemática e Linguagens pela Universidade Federal do Pará
(UFPA). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Interdisciplinar
Conexões de Saberes
|
||
| Doença de Chagas e o Açaí: Ciência, Risco e Prevenção | 17/12/2025 | 17/12/2025 |
|
Objetivos: |
||
| Ensino de matrizes e sistemas lineares por meio do software estatìstico R | 17/12/2025 | 17/12/2025 |
|
Ministrante: Edson Akira Asano Neste minicurso, será utilizado o software de computação estatística R para desenvolver os conceitos de alguns tópicos matriciais e sistemas lineares associados. A resolução de sistemas lineares pelo método matricial, assim como pelo método gráfico será abordada.
|
||
| Experiência de Monitoria em Avaliação Neuropsicológica de Universitários em Belém do Pará | 18/12/2025 | 18/12/2025 |
|
||
| GORDOFOBIA, PRESSÃO ESTÉTICA E VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 18/12/2025 | 18/12/2025 |
|
Objetivo da Oficina: Promover um espaço de reflexão crítica sobre as manifestações da gordofobia e da pressão estética na sociedade contemporânea e suas consequências psicológicas, estimulando o reconhecimento dessas violências e a construção de estratégias individuais e coletivas de enfrentamento. Ministrantes: Laura Catarina Brandão Gonçalves - Bolsista do PET Interdisciplinar Conexões
de Saberes desde 2022, discente do curso de Serviço Social (UFPA), mediadora de leitura. Mayra Cristina Fonseca da Fonseca - Bolsista do PET Interdisciplinar Conexões de Saberes
desde 2022, discente do curso de Serviço Social (UFPA), mediadora de leitura.
|
||
| Inteligência Artificial na Vida Acadêmica: Ferramentas, Aplicações e Uso Responsável | 17/12/2025 | 17/12/2025 |
|
Ementa A oficina aborda o uso de ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas ao contexto acadêmico, com foco em atividades de escrita, pesquisa e organização de trabalhos. São apresentados conceitos fundamentais sobre IA generativa, demonstrações práticas com ferramentas acessíveis e uma atividade guiada em que os participantes utilizam essas tecnologias na elaboração de produtos acadêmicos. O conteúdo inclui também a discussão de limitações, implicações éticas e boas práticas
no uso responsável da IA.
Objetivo Geral
Apresentar o potencial das ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas às atividades acadêmicas,
explorando seus principais recursos, usos práticos e limitações, além de promover o uso ético e
responsável dessas tecnologias na produção e difusão do conhecimento. Carga horária: 4 horas
Data: 17 de dezembro
Horário: 14h00 às 18h00
Modalidade: Remota
Responsável: M.ª Samara Souza
|
||
| Introdução ao sistema online WolframCloud | 18/12/2025 | 18/12/2025 |
|
|
||
| O QUE É COMUNICAR NO PET INTERDISCIPLINAR CONEXÕES DE SABERES | 18/12/2025 | 18/12/2025 |
|
Objetivo da Oficina: Promover um espaço de reflexão crítica sobre as manifestações da gordofobia e da pressão estética na sociedade contemporânea e suas consequências psicológicas, estimulando o reconhecimento dessas violências e a construção de estratégias individuais e coletivas de enfrentamento. Ministrantes: Laura Catarina Brandão Gonçalves - Bolsista do PET Interdisciplinar Conexões
de Saberes desde 2022, discente do curso de Serviço Social (UFPA), mediadora de leitura. Mayra Cristina Fonseca da Fonseca - Bolsista do PET Interdisciplinar Conexões de Saberes
desde 2022, discente do curso de Serviço Social (UFPA), mediadora de leitura.
VAGAS: sem limites
|
||
| O que eu tenho a ver com o ar que respiro? Como e por que trabalhar Educação Ambiental no ensino básico utilizando dados de sensores de baixo custo para monitoramento da qualidade do ar | 17/12/2025 | 17/12/2025 |
|
Objetivo geral: Estimular a formação crítica e investigativa
de licenciandos e professores para o uso de dados reais de sensores de baixo custo de
qualidade do ar como instrumento de Educação Ambiental e ensino de Ciências no
contexto escolar. Objetivos específicos: Discutir a importância da Educação Ambiental no
enfrentamento de problemas socioambientais locais, como queimadas e poluição
atmosférica; Compreender os impactos das queimadas no meio ambiente e na
saúde da população amazônida; Apresentar sugestões de atividades pedagógicas que integrem
ciência cidadã, tecnologia e sustentabilidade para o ensino fundamental e
médio. Ministrantes, com um minicurrículo: Sílvia Fernanda
Mardegan; Edson Vinícius Reis Parente; Rickelme Tapembeck (auxiliar); Francienne Douglas
Bastos da Silva (bolsista LABINFRA 2024); Francienne Gomes Farias (bolsista LABINFRA
2024). |
||
| QUEM QUER LER UMA HISTÓRIA? FORMAÇÃO DE LEITORES NA AMAZÔNIA PARAENSE | 18/12/2025 | 18/12/2025 |
|
a) O título do minicurso: QUEM QUER LER UMA HISTÓRIA? FORMAÇÃO DE LEITORES NA AMAZÔNIA PARAENSE b) Carga horária: 4h c) Objetivo(s): Apresentar as ações desenvolvidas pelo PIBID Pedagogia, em parceria com o GETECAM, voltadas para a formação de leitores na realidade da Educação do Campo na Amazônia Paraense. O minicurso abordará experiências, atividades e práticas pedagógicas exitosas que contribuem para a formação de leitores críticos e sensíveis. d) Ministrantes: CARLOS RENILTON FREITAS CRUZ: Professor da Faculdade de Educação da UFPA, Campus Castanhal, graduado em Pedagogia (1999) e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2005), Doutor em Ciências da Educação, Pós- Doutor pela Universidade do Minho, Portugal (2011) e Lider do GETECAM; ANGELA MARIA CABRAL DA GAMA: Professora da Rede Municipal de Castanhal, Graduada em Pedagogia pela UFPA, Campus Guamá - Belém (2005), Especialista em Educação do campo, agricultura familiar e sustentabilidade na Amazônia (2012) e membro do GETECAM; EULA REGINA LIMA NASCIMENTO: Professora da Faculdade de Educação da UFPA, Campus Castanhal, Coordenadora do Programa Grupo de Educação e Trabalho com Pessoas Idosas (GETI). Graduada em Pedagogia pela UFPA (1993), Mestra em Educação pelo PPGE/ UFPB (2004). Doutorado-Sanduíche pela Universidade de Valencia-Espanha e na Universidade de Lisboa-Portugal (2012), Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/ UFPB) 2014. Membro do GETECAM. KERLLY MONIQUE ROCHA LIMA: Estudante da Faculdade de Educação (FACED), curso de Pedagogia, da UFPA Castanhal, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e Educação do Campo na Amazônia (GETECAM). GLENDA FABÍOLA TRINDADE DE OLIVEIRA: Estudante da Faculdade de Educação (FACED), curso de Pedagogia, da UFPA Castanhal, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e Educação do Campo na Amazônia (GETECAM). TAYNARA NAYARA PINHEIRO DE OLIVEIRA: Estudante da Faculdade de Educação de Pedagogia, Graduada em Ciências Sociais (2022), Especialista em Educação do Campo (2023) e Educação Especial (2024), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e Educação do Campo na Amazônia (GETECAM) ANA LÚCIA DOS SANTOS SANTANA: Estudante da Faculdade de Educação de Pedagogia, Graduada em Filosofia, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e Educação do Campo na Amazônia (GETECAM) HELEM VITÓRIA FREITAS ALMEIDA: Estudante da Faculdade de Educação (FACED), curso de Pedagogia, da UFPA Castanhal, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do Grupo de Estudos em Trabalhos e Educação do Campo na Amazônia (GETECAM). |
||
| SIG-EVENTOS: Experiências na plataforma de eventos da UFPA | 17/12/2025 | 17/12/2025 |
|
||