Submissão -Trabalhos

              Submissão de trabalhos

Estão aptos/as a submeter trabalhos os/as coordenadores/as dos seguintes programas:

  • Programa de Educação Tutorial (PET);
  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Edição 2025;
  • Programa de Tutoria Discente;
  • Monitoria - edições 2024 e 2025;
  • Monitoria voluntária - edições 2024 e 2025;
  • LABINFRA - edição 2023.

O quantitativo de autores/as e o número máximo de trabalhos por programa estão descritos na tabela abaixo:

Programa

Limite de trabalhos a serem submetidos

N° de autores/as por trabalho

PET

Até 3 trabalhos por grupo

Até 7 autores/as

PIBID

Até 6 trabalhos por núcleo

Até 7 autores/as

Tutoria Discente

Até 3 trabalhos por coordenação

Até 7 autores/as

Monitoria

Até 1 trabalho por projeto

Até 2 autores/as

Monitoria voluntária

Até 1 trabalho por projeto

Até 3 autores/as

LABINFRA

Até 1 trabalho por projeto

Até 3 autores/as

Os trabalhos devem se enquadrar em uma das seguintes categorias:

Relato de Experiência (RE): Trata-se de um trabalho acadêmico destinado à divulgação dos resultados de um plano de trabalho e/ou de uma experiência pedagógica vivenciada pelos/as autores/as com finalidade de melhorar processos de ensino e de aprendizagem. O relato de experiência deve conter a descrição e a reflexão teórica da experiência relatada, apresentando o problema, as metodologias utilizadas, registros de dados que venham mostrar a pertinência do relato, destacando possíveis questionamentos, soluções e intervenções. Deve conter igualmente a análise e a avaliação da experiência, indicando o que representou para os sujeitos envolvidos. O relato de experiência poderá ou não ter vínculo com a produção de um material didático.

Produção de Material Didático (MD): Trata-se da descrição de um produto educacional (material didático) produzido no âmbito de um projeto ou programa, ou de iniciativa espontânea, destinado à melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica ou Graduação. A descrição deve conter o problema que motivou a produção, os objetivos do material didático, a metodologia de produção (se for o caso), a metodologia de uso, limites e possibilidades de contribuição para a qualificação do ensino.

A submissão dos trabalhos em formato de vídeos deve ser realizada no site do evento sepeduc.ufpa.br, no período de 14 de outubro a 6 de novembro de 2025. Os vídeos devem ter um tamanho máximo de 300 Mb, duração de 5 a 10 minutos e o formato MP4.

Os trabalhos devem ser submetidos no site do evento unicamente pelos/as coordenadores/as, orientadores/as, supervisores/as, atuantes nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e PIBID.

Os vídeos submetidos no site do evento devem respeitar as singularidades culturais, econômicas, religiosas, linguísticas, sociais ou de algum tipo de deficiência, bem como os princípios éticos da comunicação científico-acadêmica. Não serão aceitos os vídeos que reproduzam qualquer tipo de preconceito ou contenham uma comunicação desrespeitosa e/ou violenta, e que não obedeçam ao tamanho, à duração e ao formato definidos.