Principal

[CONGRESSO] III Congresso Amazônias: Ambientes, territórios e desenvolvimento de 04/09/2024 a 06/09/2024

O CONGRESSO AMAZÔNIAS: AMBIENTES, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO (COAM) iniciou em 2022 com a ideia inicial dos grupos de pesquisa do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA refletirem sobre suas pesquisas realizadas nas Amazônias. O evento ocorre em referência ao dia da Amazônia comemorado em 5 de setembro anualmente a partir da Lei N. 11.621 de 19 de dezembro de 2007. Neste ano o evento tem como tema “CONHECIMENTO, CIÊNCIA E INOVAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A PAN-AMAZÔNIA”.

A Pan-Amazônia compreende os países que têm a floresta amazônica em seu território. Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, as Guianas, Suriname e Brasil enfrentam desafios complexos relacionados ao uso e gestão dos recursos naturais em seus territórios. Para isso é necessário investir em pesquisa científica em rede na Pan-Amazônia para enfrentar os desafios socioambientais a partir de uma base sólida de conhecimento, com enfoque nas interações complexas entre ecossistemas, espécies e comunidades locais.

O diálogo entre os saberes tradicionais, locais e científico são fundamentais para entender e abordar questões relacionadas à sustentabilidade, conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças ambientais para buscar uma gestão sustentável dos recursos naturais e a preservação da diversidade cultural.

O evento é gratuito e propõe promover esse diálogo e estimular a integração e articulação entre os participantes dos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação que atuem na Pan-Amazônia. Para isso o congresso propõe um espaço para a democratização do conhecimento através de palestras e mesas redondas que reúnam cientistas, representantes da gestão pública e da sociedade civil sobre o tema deste ano.

O III COAM irá receber submissões de trabalhos até 13 de agosto de 2024, nas modalidades Artigos Científicos, Artigos  Técnico-tecnológicos e Relatos de Experiências nas seguintes Áreas:

1 - AGROSSILVICULTURA NA AMAZÔNIA: Este grupo de trabalho tem como objetivo refletir sobre as perspectivas para a adoção de sistemas agroflorestais (SAFs), sob diferentes abordagens teórico-metodológicas interdisciplinares. São esperadas a submissão de trabalhos que versem sobre os seguintes temas:  a)  Interações solo-planta-animal em SAFs; b) Monocultura x SAFs; c) SAFs pecuários; d) Uso de SAFs na reabilitação de áreas degradadas; e) Uso de SAFs na recomposição de reserva legal; f) SAFs e paisagens inteligentes; g) Análise da viabilidade financeira de SAFs; h) Serviços Ecosistêmicos associados aos SAFs; i) Aspectos sociais, educativos e culturais relacionados os SAF's; j) Governança e políticas públicas relacionadas aos SAF's (Legislação, Linhas de crédito e compras institucionais); k) Produção de alimentos, segurança nutricional e soberania alimentar associada aos SAF´s; L) SAFs, inovação social e tomada de decisão por mulheres rurais. Coordenação: Profa. Dra. Rosana Quaresma Maneschy (PPGEDAM-NUMA-UFPA), Profa. Dra. Andréa Hentz de Mello (PDTSA-UNIFESSPA), Profa. Dra. Elessandra Laura Nogueira Lopes, (CCAME-UFPA),  Prof. Dr. Gustavo Ferreira de Oliveira (Campus VIII-UEPA), Profa. Dra. Laura Angélica Ferreira Darnet (PPGCDS-CDS-UNB), Prof. Dr. Seidel Ferreira dos Santos (CCNT-PPGTEC-UEPA), Profa. Dra. Silvaneide Santos de Queiroz Côrte Brilho (CCAME-UFPA), MSc. Jaqueline Fontel de Queiroz (SEPLAD-PA).

2 - CARTOGRAFIA DAS DINÂMICAS TERRITORIAIS E MUDANÇAS DE USO DA TERRA NA AMAZÔNIA: Este GT buscará trabalhos que concentrem o uso da Cartografia, do Geoprocessamento, do Sensoriamento Remoto e das Geotecnologias em geral para a análise ambiental das dinâmicas territoriais e mudanças de uso da terra na Amazônia brasileira. Coordenação: Prof. Dr. Daniel Sombra, PROFIMA-PPGEDAM-NUMA-UFPA, Prof. Dr. Christian Nunes da Silva, PPGEDAM-NUMA-UFPA, Prof. Dr. Carlos Jorge Nogueira de Castro, UEPA, MSc. Priscilla Flores Leão Ferreira Tamasauskas, NUMA-UFPA.

3 - TUTELA DE RECURSOS AMBIENTAIS E INFORMAÇÃO NA AMAZÔNIA: Os trabalhos no âmbito do GT devem evidenciar a tutela dos recursos ambientais e a informação para o planejamento na Amazônia, nos temas: a) Análise e interpretação das decisões administrativas e judiciais pautadas nas políticas públicas ambientais; b) Estudos sobre o direito do cidadão ao acesso à informação ambiental; c) Uso de sistemas de informação ambiental como instrumentos que propiciam o compartilhamento de informações e à tomada de decisão; d) Estudos que identificam e analisam fontes de produção das informações que são pertinentes ao processo de organização e planejamento na área da gestão ambiental, sejam elas decorrentes de atos normativos que instituem as políticas públicas, da pesquisa institucional e acadêmica ou dos programas e das ações governamentais. Coordenação: Profa. Dra. Socorro Flores (PPGEDAM-NUMA-UFPA), Profa. Dra. Maria Claudia Bentes, PPGDMU-UNAMA, Profa. Dra. Marise Teles Condurú (PPGEDAM-ICSA-UFPA), Prof. Dr. Cristian Berrio-Zapata (PPGCI/UFPA), Profa. Dra. Patricia do Prado Rios (Northumbria University-UK).

4 - A ECOLOGIA POLÍTICA DOS GRANDES PROJETOS E (DES)ENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA: A ecologia política é uma abordagem da crítica ambiental cuja categoria principal trata dosconflitos socioambientais, sendo uma importante contribuição na discussão acerca dascontradições do desenvolvimento. Assim, representa um excelente aporte teórico para compreender os grandes projetos na Amazônia no quadro de (des)envolvimento regional. Os grandes projetos agropecuários, de monoculturas, de mineração, rodoviários, portuários, hidrelétricos e urbanos são produtores de danos e riscos socioambientais que afetam os ecossistemas biofísicos, territórios e comunidades, colocando em xeque o modelo hegemônico de desenvolvimento. Assim, a ecologia política dos grandes projetos procura analisar os conflitos socioambientais, identificando os agentes responsáveis, Estado e proprietários privados, que atuam de forma concorrente ou em aliança, mas dentro do modelo hegemônico societário de produção e consumo capitalista. Desta maneira, o GT buscará lançar luzes sobre a relação dos GP com o quadro atual dos danos, riscos e conflitos socioambientais, problematizando as relações desiguais de poder entre estes e os demais grupos subordinados, que recebem de forma desproporcional seus efeitos. O GT acolherá pesquisas atuais e inéditas sobre os Grandes Projetos na Amazônia, que utilizem preferencialmente a abordagem da Ecologia Política como teoria de análise; Críticas ao modelo de desenvolvimento predatório; Grandes Projetos Urbanos; Riscos e Danos Socioambientais; Saúde Ambiental; Racismo e Justiça Ambiental; Educação Ambiental Crítica; Economia Ecológica; Conflitos Socioambientais. Coordenação: Prof. Dr, André Farias, GPA-PPGEDAM-NUMA-UFPA, Profa. Dra. Sildiane Cantanhede (GPA-PPGEDAM-NUMA-UFPA), Profa. Isis Abel (UFPA-Castanhal), Profa. Larissa Chermont (MPGAP-INPA-UFPA).

5 - SABERES PARA O DESENVOLVIMENTO INOVADOR EM SAÚDE: A reunião de reflexões, determinações, registros e documentação dos objetos fáticos e materiais analisados organizados segundo sistemas cognitivos acadêmicos ou empíricos, podem ser caracterizados, respectivamente, como conhecimento científico e conhecimento popular. Quando articulados, fornecem uma base para a construção e a gestão do desenvolvimento socioeconômico, cultural e da qualidade de vida pessoal e coletiva, histórica e geograficamente. A associação e a aplicação de elementos dessas bases de conhecimento de forma criativa e consequente, permitem a promoção e, quando necessário, a recuperação e manutenção da saúde individual, familiar, comunitária e ambiental. Assim, discutir e elaborar reflexões sobre essa articulação de saberes, trazendo elementos que efetivamente contribuam para desenvolver o território com centralidade na saúde humana e ambiental, move o grupo DOCFITO a propor a presente atividade. Coordenação: Prof. Dr. Wagner Luiz Ramos Barbosa (PPGEDAM-NUMA-UFPA), Prof. Dr. Moises Clemente Marinho Cavalcante (UFRJ), Prof. Dr. Marcos Valério Santos Silva (UFPA), Prof. Dr. Ailton Castro Pinheiro, IFPA, Profa. Dra. Marcieni Ataide Andrade (PPGSAS-UFPA). 

6 - DIREITO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. O grupo de trabalho tem como objetivo discutir o papel do direito no enfrentamento da crise climática. As mudanças climáticas apresentam reflexos em vários aspectos, pois agravam os problemas ambientais, como a questão do desmatamento na Amazônia, e afetam países e grupos sociais de maneira distinta. O tema já é objeto de políticas nacionais e internacionais, com crescente discussão no setor privado. O tema também já chegou aos tribunais, e por isso, o grupo tem como proposta, ainda, discutir as potencialidades e os limites dos litígios no enfrentamento das mudanças climáticas. Coordenação: Prof. Dr. João Daniel Macedo Sá (ICJ-UFPA), Profa. Dra. Luciana Fonseca (CESUPA), Profa. Dra. Lise Vieira da Costa Tupiassu (ICJ-UFPA).

  • Evento Principal
  • Evento Associado