Palestrante

MÁRCIA BENTO MOREIRA

Graduada (1995) em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília; Mestre (2001) em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental e Doutora (2006) em Cirurgia e Experimentação pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP - EPM). Médica Veterinária Hiperbarista pela Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (2011). Está Coordenadora Adjunta na Câmara I (Agrárias e Meio Ambiente), responsável por Programas de Pós-Graduação Profissionais no Brasil, área Interdisciplinar (45) na CAPES (desde março de 2023). Foi Presidente do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares do Brasil (Jun/2019 a Fev/2022). Ministra a disciplina de Medicina Tática em Emergência e Urgência para o Operador de K9 no primeiro Curso de Atendimento Pré-Hospitalar em Cães (K9) do Brasil, promovido pelo Batalhão de Choque do estado da Bahia (desde 2020). Na UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco é professora TITULAR e : 1) foi Diretora de Extensão (de 2021 até 2022) pela Pró-Reitoria de Extensão; 2) foi Coordenadora Geral (de 2019 a 2022) do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - PPGADT, Interdisciplinar e em Associação com a UFRPE e UNEB, nível Doutorado Profissional; 3) foi Coordenadora do Mestrado Profissional, Interdisciplinar, em Extensão Rural - PPGExR (de 2016 a 2018); 4) foi Coordenadora do Mestrado Acadêmico, Interdisciplinar, Ciências da Saúde e Biológicas - PPGCSB (de 2012 a 2016); atuando nesses três Programas de Pós-Graduação como Presidente da Comissão Fundadora, responsável pela criação e implantação; atua como orientadora, pesquisadora e ministra disciplinas, até o presente momento. 5) foi Membro do curso de Especialização em Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono para Convivência com o semiárido TecABC em parceria com o Projeto Rural Sustentável Caatinga, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Governo Britânico, atuando como membro da comissão fundadora e docente e orientadora (de 2020 a 2022); 6) foi Coordenadora Administrativa do curso de Especialização em Educação no e do Campo/PRONERA (de 2017 até 2020), atuando na comissão fundadora e como docente e orientadora; 7) Coordena o Laboratório de Multiespécies (desde 2020); 8) Coordena a Liga Acadêmica em Anestesiologia Veterinária, Dor e Terapia Intensiva - MANDRÁGORA (desde 2018); 9) foi Vice-Coordenadora do CRC - Centro de Recondicionamento de Computadores (de 2016 até abril de 2022) e está 10) Coordenadora Geral deste centro desde maio de 2022; sendo que o CRC é conveniado ao Ministério das Comunicações; está 11) Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária e é responsável pelas disciplinas: 1. Anestesiologia animal, 2. Introdução a Terapia Intensiva em Cães e Gatos e 3. Medicina da Conservação de Animais Silvestres Nacionais e Exóticos; 12) foi Presidente Adjunta do Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisa (de 2011 a 2015); 13) foi Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (de 2012 a 2015); 14) foi Membro da equipe de pesquisadores do Centro de Manejo e Conservação da Fauna da Caatinga - CEMAFAUNA (de 2008 a 2012). Possui expertise vinculada às áreas de Ciências da Saúde e de Agrárias, com ênfase nos seguintes temas: anestesiologia, dor e terapia intensiva; cirurgia geral e do trauma; medicina tática; medicina da conservação; ferramentas digitais; inclusão digital; ética e bioética.

Conferência: Ciência e Inovação: Desafios para os Programas de Pós-Graduação no Brasil e Amazônia

Serão abordados os desafios dos Programas de Pós-Graduação no Brasil, principalmente no que se
refere à pesquisa interdisciplinar e no impacto para a sociedade. Será abordada a questão das
assimetrias regionais e o papel as instituições na expansão do sistema.

Atividade presencial com transmissão via Youtube - Conferência de Abertura   Conferência de Abertura - 04/09/2024 10:31 - 11:30