Palestrante

JANE FELIPE BELTRAO

Mestre em Antropologia Social e doutora em História. Professora Titular e Emérita da UFPA, lotada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Membro do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (CISAM) e docente permanente nos programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Direito. Membro da Associação Brasileira de Antropologia. Tem experiência com Antropologia, História, Direito, povos tradicionais indígenas e não indígenas, gênero e etnicidade, educação e cidadania; e, direitos humanos e étnico-raciais.

Amazônias: as diversas dimensões entre fazer acadêmico e a ciência do concreto - UFPA-CISAM

Discutir as Amazônias, considerando a Pan-Amazônia, em duas dimensões: (1) pela perspectiva científica e integrada como se tenta fazer a partir da Universidade Federal do Pará (UFPA), via Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (CISAM) e (2) pela ótica de saberes e conhecimentos dos povos originários, considerados Ciência do Concreto por Levi-Strauss (1970), tomando a possibilidade de incorporação da contribuição milenar à proteção e conservação dos territórios amazônicos em tempos de mudança climática.

Palavras-chave: Amazônias; Pan-Amazônia; Povos originários; Fazer Acadêmico: Ciência do Concreto.

Atividade presencial com transmissão via Youtube   Mesa redonda: Sociobiodiversidade na Amazônia - 05/09/2024 09:00 - 10:30